"A Educação de Crianças
Á luz da investigação psicanalítica"

" Alguns dos problemas acêrca da educação, aparecem apenas em épocas específicas; alguns dependem do tamanho da família, como por exemplo, o problema do filho único ou do filho caçula; outros, por sua vez, são influenciados por fatores sociais ou econômicos: a escolha da escola, por exemplo, é limitada, para a maioria dos pais, por suas disponibilidades financeiras. Mas há um problema que deve ser encarado da mesma maneira pelo rico ou pelo pobre, que aparece e reaparece em todas as idades, que freqüentemente se nos apresenta de maneira tão súbita que pode ser desconcertante, e para o qual não podemos nos preparar especificamente; é um problema comum a pais, avós, tios, tias, amas, professores e amigos, e que, portanto, interessa - o problema das perguntas da criança.

Nem toda pergunta representa um problema. Muitas são bem simples por si mesmas, e podem receber uma resposta comum satisfatória. Muitas, por seu candor e originalidade, são um prazer para a pessoa questionada e trazem esclarecimentos para a criança. Mas sem dúvida, um problema se encontra visivelmente presente, quer surja do número de perguntas, de sua natureza, da resposta emocional por elas engendrada, do descontentamento que acolhe as respostas, da incerteza em relação a quão longe a curiosidade deve ser encorajada ou desencorajada, ou de qualquer uma das muitas outras causas que podem complicar a situação. A experiência psicanalítica nos mostra a freqüente presença de um problema, que os pais e outros adultos não reconhecem de todo, contentando-se, por exemplo, em classificar as perguntas da criança de "engraçadas", "estranhas", ou "bem dele". O problema existe muitas vezes, mesmo quando uma pergunta aparentemente simples recebe uma resposta que parece adequada, e a criança se acalma.

Consideraremos inicialmente que o problema se encontra na criança e não nos pais (tornando-se problema destes somente em virtude de seu desejo de compreender o problema da criança); é importante saber algo a respeito da motivação das perguntas das crianças, e estabelecer uma distinção clara entre interesse e curiosidade." 
...

in, "A Educação de Crianças
Á luz da investigação psicanalítica"
Melanie Klein / Susan Isaacs / Ella Freeman Sharpe / Nina Searl / Merell P. Middlemore
Editora: Imago Editora Ltda - RJ
Coleção Psicologia Psicanalítica

 

voltar | home